Ao decidir comprar uma planta nova para casa nos preocupamos com muitas coisas, por exemplo, qual espécie iremos comprar, quais são os cuidados e a manutenção necessária para a cultivação da planta, o melhor local para coloca-la, entre outros. E na maioria das vezes não pensamos que a plantinha pode trazer risco para alguém, e por isso, na maioria das vezes, essa informação tão importante acaba passando despercebida, colocando em risco a vida de um integrante muito especial da casa: o pet.

Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas plantas que são muito cultivadas em residências e que são tóxicas para os animais. Os animais são curiosos e qualquer novidade é motivo para chamar a atenção deles, principalmente filhotes Toda atenção deve ser redobrada caso você tenha um filhote em casa, já que nessa fase a curiosidade é maior e devido a dentição que está nascendo, e morder se torna quase que um passatempo obrigatório.

Por isso é tão importante que antes de efetuar a compra de uma nova planta, você pesquise se ela é tóxica ou não para animais, assim você evita que seu amiguinho corra perigo, já que manter o animal longe da planta o tempo todo pode ser uma tarefa mais difícil. Por isso, melhor evitar esse tipo de planta em sua casa, para o bem do seu animal.

Caso você tenha descoberto que sua planta é tóxica após ter comprado ou até mesmo ganhando de alguém, fique tranquilo, não precisa se desfazer da sua plantinha. Uma boa opção é coloca-la em lugares altos, ou em suportes pendentes em uma altura que seu animal não alcance. Assim você evita acidentes.

A seguir você irá conhecer mais sobre algumas das plantas que são muito comuns nas nossas casas, mas que são tóxicas para animais:

Espada de São Jorge: A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), também é conhecida como espada de Ogum, e está muito relacionada com o misticismo, já que muitos acreditam que ela traz proteção para o lar. Essa planta também é responsável pela purificação do ar e liberação de oxigênio em períodos noturnos. Mas por mais que pareça inofensiva ela quando ingerida pelos animais, mesmo que em poucas quantidades, pode causar danos à saúde do seu pet, os sinais de intoxicação pela Espada de São Jorge são: falta de ar, dificuldade para se movimentar, saliva excessiva, e irritação na pele.

Comigo-ninguém-pode: (Diffenbachia seguine) essa planta também é relacionada ao misticismo, proteção do lar contra olho gordo, mal olhado, inveja e azar, além de afastar as energias negativas. Além de suas propriedades místicas a comigo-ninguém-pode é uma das plantas mais tóxicas para os animais, isso porque todas as suas partes quando ingeridas são capazes de fazer mal à saúde. Além de fazer mal para os animais essa planta também é tóxica para humanos, quando ingerida ela pode causar inchaço na língua, garganta e boca. Nos animais os efeitos colaterais da ingestão são irritação das mucosas, inchaço na língua, garganta e palato, além de também provocar cólicas abdominais, vômitos e olhos lacrimejantes.

Copo-de-leite: (Zantedeschia aethiopica) essa planta é muito usada como planta ornamental devido a delicadeza da sua beleza. Mas não se engane, a copo-de-leite também é muito tóxica para animais, quando ingerida pode provocar no animal os mesmos sintomas que a comigo-ninguém-pode.

Babosa: também conhecida como Aloe Vera é muito conhecida por seus benefícios medicinais para as pessoas, também é muito usada no ramo de cosméticos devido ao seu poder de hidratação e tratamento para os cabelos. Porém, para os animais ela é totalmente contra indicada, sendo tóxica e podendo causar diversos sintomas quando ingerida como: irritação das mucosas e pele, náuseas e vômitos, depressão, anorexia, diarreia e até mesmo mudança na cor da urina.

Violeta: (Saintpaulia ionantha) a Violeta com toda a sua delicadeza de suas flores pode passar a impressão de ser inofensiva, mas não se engane, ela também é considerada tóxica para os animais, podendo provocar gastrite severa, náuseas e vômitos e depressão circulatória e respiratória caso suas sementes e caule sejam ingeridos.

Samambaia10 Plantas ideais para ter em casa: (Nephrolepis exaltata) a samambaia é outra planta fácil de ser encontrada nas residências, e por ser tão cultivada, muitas pessoas acham que ela não oferece risco nenhum a ninguém. Mas ela também é considerada tóxica para os pets e quando ingerida pode causar febre, hemorragia na pele, diminuição dos glóbulos vermelhos, diarreia com sangue e até diminuição no número de plaquetas. Lembrando que todas as suas partes são tóxicas.

Hibisco: (Hibiscus) o Hibisco é outra planta consumida pelas pessoas e que pode causar confusão, por achar que também é inofensiva para os animais. Mas não se engane, o hibisco também se enquadra nas plantas tóxicas para os animais, já que quando ingeridas podem provocar náuseas, vômitos e perda de apetite.

Jiboia: (Epipremnum pinnatuma) a Jiboia também é muito cultivada nos lares, principalmente em apartamentos já que se adaptou muito bem em ambientes internos. Mas ela também é considerada uma planta tóxica para animais, ao ser ingerida provoca irritações na pele, vermelhidão e até mesmo câncer.

Tulipa: (Tulipa hybrida Hort) apesar da beleza da tulipa ela também é tóxica para os animais. Quando ingerida em grandes quantidades provoca vômito, desanimo, alergias na pele, diarreia, e irritação gástrica.

Caso o seu animal tenha ingerido alguma planta tóxica, o ideal é leva-lo com urgência ao veterinário juntamente com a planta que ele ingeriu, para que possa feito o tratamento adequado de acordo com a planta que foi consumida.

Open chat